sábado, 28 de abril de 2012

Contrações de Braxton-Hicks - Contrações de Treinamento

Bom Dia!!
Hoje o dia amanheceu super chuvoso, parecia que o mundo tava caindo. Com isso acabei nem indo ao meu workshop sobre a Gravidez, infelizmente. Agora o sol voltou a reinar e muito forte (podia ter sido bem mais cedo, mas tudo bem...)

Bom, acordei hoje sentindo a minha barriga super dura, geralmente pela manhã ela está mais relaxada, mas hoje ela estava muito dura e bem lisinha, até o Henrique reparou. Fiquei preocupada, porque ela costuma ficar mais dura depois que eu como muito, mas nunca quando eu acordo.

Fui ler a respeito, e no Baby Center e em alguns outros sites explicam que são contrações de treinamento (de nome científico Braxton-Hicks).

Deixa eu explicar um pouco com minhas palavras o que seriam essas contrações de BH:
- são contrações "falsas", sentidas por algumas mulheres (nem todas) mais ou menos a partir da metade da gravidez. Geralmente depois da 16ª semana.
- essas contrações duram em média de 30 a 60 segundos e não causam nenhuma dor.
- dizem que elas acontecem porque o útero está se exercitando e se preparando para o trabalho de parto.
- mesmo indolores muitas vezes são desconfortáveis.
- podem ser causadas por desidratação. Muitas vezes a falta de água deixa o útero irritável, por isso a importância de beber muuuuuita água durante a gravidez (no mínimo 8 copos), a hidratação diminui qualquer tipo de contração.
- podem ser sentidas a qualquer momento do dia, e ajuda muito mudar totalmente de posição para se sentir mais confortável. Se estiver sentada ou deitada, melhora dar uma caminhada de leve.....

O que entendi é que essas contrações costumam ser normais no 2º trimestre da gravidez, e são mais preocupantes se vierem acompanhadas de cólica semelhante à menstrual, continuando com uma certa freqüência, nesse caso trata-se do trabalho de parto prematuro.
Então é importante consultar um médico se essas contrações acabarem ficando contínuas.
Eu, se sentir essa sensação de barriga dura mais uma vez vou logo procurar o médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário