domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa!!!

Páscoa é Renascimento, Renovação! O dia em que o homem que guia nossas vidas ressuscitou!! Além de ser um dia especial por ganharmos chocolate, reunir a família, não podemos esquecer que Jesus ressucitou!
Por isso a Páscoa é época de recomeçar, de rever as coisas que não gostamos em nós mesmos e mudar! Pois é nessa época que cremos acima de tudo que a VIDA vence a morte!!

Mas claro que não dá pra deixar passar em branco comer uns ovinhos de chocolate......ninguém é de ferro né.
"Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides --antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar."


Li que o costume de oferecer ovos de chocolate na Páscoa começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Agora uma notícia maravilhosa para mamães, que, como eu, ADORAM chocolate e não conseguem deixar de comê-lo:
Estudos comprovaram que comer chocolate durante a gravidez ajuda os bebês a nascerem mais tranquilos. Isso mesmo!! e eu que pensei que fosse totalmente o contrário. Vou postar um trecho de uma das reportagens que li sobre o assunto:
O chocolate é uma fonte de cobre que ajuda na prevenção da anemia.
Esse mineral atua diretamente no transporte de ferro do organismo e está envolvido em muitos outros processos, que vão desde a formação de músculos até o crescimento dos vasos sanguíneos. É importante também na formação do cérebro e sistema nervoso da criança. Além disso, é responsável pela produção e manutenção da mielina que protege as células nervosas e cerebrais e ainda desempenha uma função importante na fabricação de neurotransmissores.
Os fetos armazenam o cobre durante o último trimestre da gravidez. Ao nascer, uma criança tem, em média, 15 mg de cobre em seu corpo, parte dele armazenado no fígado.

Outra pesquisa indica ainda que o chocolate, especialmente o tipo meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina).
A quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês.

Mas é óbvio que não devemos abusar e exagerar.....até porque comer chocolate demais acaba causando enjoo e ainda por cima faz a gente enogordar além do normal, por ser bastante calórico, o que não é nada agradável.
Bom chocolate a todas nós mamães e uma Páscoa abençoada à todos meus amigos e familiares que eu amo muito!!!!

UM É POUCO...

DOIS É BOM...

TRÊS É DEMAIS !!!


FELIZ PÁSCOA !!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário