segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os Papais na Gravidez

A presença do pai durante toda a gestação é bastante importante para a mãe e para o bebê também, que sente o carinho dos pais desde antes de nascer.
A mulher, quando engravida sente todas as mudanças reais em si própria, tanto mudanças físicas como as psicológicas. E o pai também acaba por sentir mudanças psicológicas pois suas responsabilidades aumentam e o seu emocional também.
Por isso o acompanhamento de todas as fases é fundamental, desde a compra do teste de farmácia, os primeiros exames, a primeira ecografia, os enjoos, desejos, a mudança no corpo da mulher, até o nascimento do seu filho!
Claro que muitas mamães não tem esse apoio do pai, e não é por isso que deixam de fazer o papel de pai e mãe na gravidez, sendo mães guerreiras e fortes passando por todas as fases com a ajuda da mãe, das amigas, tias, ou simplesmente sozinhas mesmo.
Parte do apoio que o pai deve ter em consideração é estar preparado para saber lidar com as mudanças de humor da parceira. O corpo da mulher atravessa uma transformação hormonal imensa e isso faz com que coisas que antes poderiam parecer banais se tornem grandes tempestades dentro de casa. O homem percebendo e entendendo essa fase, consegue oferecer compreensão por meio de palavras e atos e mostrar que ela continua sendo o seu amor.
Reservar um tempo para fazer companhia a parceira, só os dois, é um ato de maturidade e de muito agrado pois depois que o bebê nascer, fica mais difícil que o casal tenha um momento só deles.
Entender e respeitar o tempo da mulher para a vida sexual. Muitas mulheres perdem o apetite sexual no início da gravidez, ou até durante todo o período gestacional, enquanto muitas outras acabam por sentir um grande aumento da libido nessa fase. E entender também que fazer amor não faz mal nenhum ao bebê e é extremamente saudável!

       
          "Pai, desde que fui semeado aqui, minha Vida não tem sido nada ruim.
No começo eu fui tomando forma, fui crescendo, crescendo e,
agora, eu já pareço uma cópia (meio achatadinha) de você.
Pai, como tem água aqui!


Antes de sair, quero lhe dizer que não estou com medo.
Alguns anjinhos me contaram que vou morar num lugar
apelidado de " Planeta Água ".
Então, creio que não vou estranhar muito.


Quero avisar-lhe que na hora em que eu sair, vou abrir
um berreiro daqueles, tá?
Afinal, vou dar de cara com um baita espaço e muita
gente estranha em volta de mim !


No começo vou dar um pouquinho de trabalho, viu?
Até eu me habituar, muitas vezes vou acordá-lo
por causa de dorzinhas de barriga, de ouvido, resfriadinhos
e aquelas coisas próprias de gente muito pequena.


Ah! ... não fique com ciúme da mãe, viu?
Por algum tempo ela deixará você meio em segundo plano,
pois estará por demais ocupada com a grande
novidade chamada EU.
Isso não quer dizer que o Amor dela por você terá diminuído.


Na continuação, tudo irá se ajeitando, o Amor que teremos
um pelo outro aumentará cada vez mais e, um belo dia,
você se verá encomendando uma correntinha com um
pingente de ouro incrustado com meu primeiro dente de leite.
Isso sem falar nas minhas botinhas, que você levará
penduradas no espelho retrovisor do carro!


Mais adiante irei para a escola, nos finais de semana brincaremos
juntos e, finalmente, um dia estarei crescido, talvez do seu
tamanho ou até maior.


Lembrarei com saudade dos maravilhosos momentos que
teremos passado juntos e, em todos os meus aniversários,
eu lhe darei mais um daqueles emocionados abraços, dizendo:

" Segura mais esse, Pai!
Filho criado é trabalho dobrado! "


Tô chegando, Papai!"

O Henrique é um papai mega presente! Não posso reclamar de nada pois ele está sempre do meu lado, não deixando que me falte nada e sempre ligando preocupado para saber como estamos.
É um amoroso com nosso bebê, beija minha barriga o tempo todo, conversa com ele e tenta sempre suprir todos os meus desejos e vontades.
Essa semana tenho médica, minha segunda consulta pré-natal, e ele já conseguiu uma folga para poder ir comigo. Na ecografia que fizemos foi ele quem chorou quando vimos pela primeira vez nosso bebê.
Te amo amor e agradeço a Deus por ser você o pai do meu filho!

Mas existem muitas mamães que não tem esse acompanhamento do pai na gravidez.
E essas merecem ser aplaudidas de pé, pois são mães leoas cheias de coragem e força e enfrentam de cabeça erguida toda a fase gestacional, mesmo sozinhas, fazendo o papel não só da mãe, mas do pai também.
Toda a gravidez, seja com a presença do pai ou não, tem que ser vivida de maneira prazeroza, com tranquilidade e harmonia dentro do coração, pois tudo o que sentimos, o nosso bebê acaba por sentir também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário