sexta-feira, 15 de junho de 2012

Banho de "Balde"



Acho que todo mundo aqui já ouviu falar nas banheirinhas para bebês que imitam um balde não é?
Então, essas banheiras são chamadas de Shantala ou Tummy Tub.
São banheiras em forma de um balde, conhecidas também como um ofurô para os bebês.
Ofurô porque os bebês ficam extremamente relaxados e tranquilos se sentindo super confortáveis dentro dela, devido à sensação que experimentaram dentro do útero da mãe ser semelhante à posição que adotam dentro da banheira.

Um banho comum de bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora - ou seja, muito chororô.
Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos.

A partir dessa constatação, obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê recém-nascido (até os 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundão. "É como um miniofurô: os bebês ficam em posição fetal, submersos do pescoço para baixo, e relaxam automaticamente", diz Ana Cristina, parteira do Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa).

Para os pais, a banheira shantala proporciona uma experiência calma e descontraída.
A banheira é leve, evitando esforços nas costas para os pais e mantém a temperatura da água durante mais tempo devido ao seu design.

Essas banheiras podem ser usadas a partir do nascimento até os 12 meses de idade, ou mais, depende do tamanho do bebê e da largura da banheira.

Quais as Vantagens?

- Proporciona a sensação de Bem-Estar aos bebês
- Pelo seu formato, a água fica aquecida por mais tempo dando a sensação aos bebês de estarem dentro do útero da mãe
- Concebida de forma a manter-se firme e segura, sem perigo de virar
- Design inovador e fácil de transportar
- Fácil de encher e de esvaziar
- Diminui as cólicas do bebê

Fonte: Online 24, Bebê.com.br


No Blog Motherland, da amiga Maqueli Foresto, tem um post super bem explicado com detalhes de um banho dado no ofurô, com fotos de cada passo. Vale a pena dar uma conferida pois ela explica tudo mesmo.

Agora quero passar para vocês as opiniões de algumas mamães que já usaram e usam o "balde" com seus pequenos:

“Passei a gravidez toda lendo reportagens sobre os benefícios do banho de balde em bebês. Meses antes da Pietra nascer (em 28 de março de 2011), já estava guardado no armário o baldinho transparente e atóxico para a filhota ficar “mergulhada” curtindo o banho. Tanto apostei 100% das fichas no ofurô infantil que sequer compramos uma banheira antes do nascimento da fofinha. Voltando da maternidade com aquele pacotinho de 3kg, bateu o medo: e será que não se afoga? Ela não vai chorar? E o cordão umbilical pode mesmo ser molhado?
Com dúvidas, compramos uma banheira comum e adiamos um pouco o baldinho. Mas 15 dias depois, o coto umbilical caiu e a coragem surgiu. O primeiro banho no ofurô foi delicioso: Pietra ficou “chapada” curtindo a aguinha quente envolvendo o corpinho. Na segunda vez – e pelos quatro meses seguintes – já começou a ficar mais espertinha e mexia bracinhos e perninhas em sinal de contentamento. Jamais ouvi um único chorinho! As crises de cólica que vinham fortes pontualmente às 18h foram amenizadas. As cólicas passaram logo depois do inverno e a Pietra cresceu a ponto de não caber mais no amigo balde. Mas em breve repetiremos essa experiência deliciosa em um banho de piscina, juntas, e também no mar (que às vezes é geladinho)."

Camila Saccomori, mãe da Pietra, de Porto Alegre (RS)


“Eu e meu marido damos banho de ofurô na Carolina desde o seu quinto dia de vida (hoje, ela está com um mês). Ela adora. O banho de ofurô não compete com o banho de banheira. A ideia é criar um momento para que ela relaxe, e dá super certo. Damos banho de banheira pela manhã e no ofurô à noite, por volta das 20 horas. Deixamos a água bem quentinha, colocamos uma luz bem fraquinha, uma música suave e ela fica no ofurô por cerca de três a cinco minutos. O mais incrível é a reação dela: normalmente, antes de entrar no baldinho, ela está aos prantos – porque está com fome. Mas o choro cessa no exato instante em que a colocamos no ofurô. É incrível. Eu super recomendo.”

Patricia Linden, mãe da Carolina, de Brasília (DF)


“Durante a gestação, procurei alternativas de relaxamento para bebês e maneiras para aliviar cólicas. Aprendi a técnica do banho de balde em um curso da shantala, na Espaço Clinn. E lá mesmo pude observar a adoração dos bebês. Detalhe: a Nina teve pouquíssimas cólicas até agora. A Nina amou o banho de balde, assim como curte horrores o banho diário. Ficou super excitada, ria, abria os bracinhos, dobrando e estendendo as perninhas, jogando muita água fora. Ela ficou realizada naquele pequeno espaço com água aquecida, uma simulação do período aquático no útero materno.
Tanto o banho de balde quanto o de banheira são muito semelhantes, mesmo usando-os com diferentes finalidades. Na banheira, aproveito para fazer a higiene da Nina, lavando o cabelo e o corpo – mesmo assim, a gente sempre acaba brincando e se divertindo. Já no balde, brinco e faço a imersão dela na água. Mas percebo que nos dois ela relaxa horrores e acaba virando uma bagunça.”

Carolina Behr, mãe da Nina, de Porto Alegre (RS)

Entrevistas retiradas do Blog da Xalingo.


Bom, a minha opinião sobre essas banheirinhas é que eu ADORO essa idéia e com certeza vou aderir!!
Desde que conheci fiquei apaixonada por esse estilo diferente de dar banho nos bebês, e pelas pesquisas que fiz, e até relatos de mães que conheço e usam, essas banheiras são a melhor opção para que o bebê se sinta confortável, a vontade e relaxadinho na hora do banho.




Chorei vendo a 1ª cena desse vídeo...incrível como eles ficam calmos no "balde"


4 comentários:

  1. Pri, chorei vendo este vídeo...hoje eu e o pequeno João Victor acordamos sentimentais....rsrsrs, vc deve receber nosso e-mail hoje amiga de resposta ao que vc nos escreveu...desculpe a demora, mas só tive um dia desta semana mais calmo hoje! Lá te contarei todas as novidades viu! Beijos bem apertados para vc e o pequeno Kaike.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, obrigada por citar meu blog!!!Quero muito um ofurô de bebê, já encontrei com um precinho bem bacana...E a votação do quarto, vc ganhou? Bjkas e um bom final de semana...

    ResponderExcluir
  3. Oi Criss!!!
    Fica tranquila amiga, sei que a tua vida é bem corrida, faça as coisas no tempo de vcs...
    Ai eu chorei tb vendo o 1º bebezinho entrando no balde...me deu um aperto no coração em pensar no Kaike chorando assim... Tb temos dias q acordamos super sensíveis rsrs..

    Beijão e um ótimo fim de semana p vcs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ma!!!
    Então não ganhamos o quartinho infelizmente.. não era p ser, gosto de pensar que tinha uma mamãe que precisava mto mais do q a gte!!!

    Eu tb enconttrei um ofurô desses aqui super barato...vou comprar de certeza!!!

    Beijão amiga e bom fim de semana p vcs tb

    ResponderExcluir