sábado, 23 de junho de 2012

Dicas para visitar a Mãe e o Bebê no Pós-Parto


Hoje pela manhã eu estava lendo o site da Doula Renata Olah , e encontrei uma matéria que eu achei super interessante, sobre as visitas à mãe e ao bebê depois que ele nasce.
Ela cita ótimas dicas para quando formos visitar alguma amiga que ganhou bebê ou para nós mesmas quando formos ser visitados.
Achei importante em publicar e dividir com vocês:



Dicas de etiqueta para visitar mãe e bebê:

O pós-parto é um período agitado! Agitado para a mãe, pai e para o bebê, que ainda estão se conhecendo, se adaptando a nova rotina, se deparando com os primeiros desafios e tendo que lidar com o cansaço.

Por isso, mamães e papais... estabeleçam regras para visitas antes de seus bebês nascerem, e avisem suas famílias e amigos, para que todos estejam cientes e colaborem com a nova rotina. Isso evitará aborrecimentos desnecessários!

E você, que vai visitar alguma amiga/amigo que recentemente ganhou bebê (mas que não passou nenhuma orientação específica), leia essas dicas que a Dra. Melania Amorim elaborou e aproveite a visita!

1 - Se a mãe desejar visitas na maternidade, aproveite esse momento para visitá-la, pois no hospital ela e o bebê estarão sob cuidados da equipe médica e o local terá estrutura suficiente para receber bem as visitas, o que pode não ser uma realidade na residência da gestante.
Caso você não faça a visita na maternidade, então ESPERE!!!
Os primeiros dias pós-parto são desgastantes, e a mãe além de cansada certamente estará sentindo alguns desconfortos...
Por isso segure a sua ansiedade, e em torno de 15 a 30 DIAS pós-parto ligue para combinar a sua visita. Após esse período a família estará mais organizada e calma para te receber.


2 - NUNCA, mas NUNCA MESMO, chegue sem avisar (mesmo sendo mãe ou sogra da mulher). O pós-parto é um período em que a mãe deve se dedicar exclusivamente ao seu bebê e ao seu bem-estar. Por isso, se você aparecer do nada pode acabar encontrando uma mulher descabelada, desarrumada, às voltas com cuidados com o bebê ou então dormindo!!!


3 - SEMPRE ligue para combinar um horário.
Casa com bebê novinho não tem horários fixos, e a sua visita deve ser o conveniente para mãe e bebê, e não para você.
CHEGUE NO HORÁRIO COMBINADO, não se atrase nem se antecipe.


4 - NÃO PEÇA PARA PEGAR NO BEBÊ. Além de você estar trazendo os germes da rua, o que pode preocupar algumas (várias) mães, você corre o risco de ela dizer "não" (com toda a razão) e você ficar sem graça. Também não toque ou beije o bebê, pelo mesmo motivo.

5 - SE a mãe permitir e você for segurar o bebê, lave bem as mãos. Isso a deixará bem mais tranquila!


6- NÃO queira acordar o bebê, e tampouco "esticar" a visita até que ele acorde, o que pode prolongá-la indefinidamente e impacientar a mãe. A prioridade é o conforto do bebê, que deve dormir sossegadamente...


7 - NÃO se preocupe em dar presentes para o bebê. Na visita pós-parto, vale mais levar alguma refeição ou lanche, do que presentes. Mas se isso for muito importante para você, então opte por presentes úteis e se possível, que a mãe vá usar logo!


8- Se estiver doente, NÃO visite. Acho que dispensa explicações!!


9- Pergunte se ela está precisando de alguma coisa. Se não sabe o que fazer numa visita pós-parto, veja então se a mãe está precisando de alguma ajuda com a casa. Lavar uma louça, varrer a sala, ficar de olho no bebê enquanto ela toma um banho gostoso...


10- NÃO julgue! Lembre-se a nova família está em adaptação, se conhecendo ainda... e mesmo que seja tudo muito recente, NÃO interfira na rotina que a família estabeleceu... nem fale sobre a sua experiência sem que alguém tenha te perguntado. Isso é desagradável. Além disso, cada família tem seu modo de agir...Portanto, deixe seus palpites, histórias negativas e qualquer outro tipo de comentário na porta de entrada. Cada casal cuida do seu bebê da forma que bem entendem, e ninguém tem nada a ver com isso!!!


11- Lembre-se.... bebês mamam! E nem toda mãe se sente confortável em dar de mamar na frente dos outros. Antes de ser mãe ela não expunha seus seios para os amigos... porque deveria fazer isso agora??? Talvez seja uma boa hora para encerrar a visita... ou então não se sinta mal, se a mãe se ausentar para dar de mamar.


12 - A visita deve ser CURTA, no máximo 30 minutos, a menos que expressamente a mãe convide você para ficar. Não fique esperando que a mãe te dê o máximo de atenção. Agora ela não está em momento de fazer "social". Deixe para por o papo e colocar as novidades em dia em outra ocasião. Prolongar a visita irá interferir na rotina da casa e perturbar os cuidados com o bebê.


Eu adorei essas dicas, são muito bem-vindas, tanto pra mim, que não demora estarei recebendo visitas, mas também quando eu for visitar amigas que tiveram seus babys a pouco.
Mas, claro que achei um pouco exagero alguns tópicos, como, por exemplo,  não pedir para pegar o bebê no colo... acho que a maioria das pessoas que vai visitar um bebê recém-nascido tem vontade de pegá-lo no colo, ainda mais se esse for filho de uma amiga ou família.
O que pode ser feito então, é a mãe ter álcool em gel em casa para as visitas passarem nas mãos antes de pegar o bebê.....
Também não acho que as visitas tenham que ficar somente 30 minutos na casa, tudo bem que a mãe anda cansada, e temos que respeitar o ritmo do bebê, mas se tudo estiver correndo bem não tem porque fazer uma visita de médico tão rápida....
Agora sobre o "não julgar" sou completamente a favor!!  Também acho que ninguém deve jugar o modo como os pais estão cuidando do bebê, e como está sendo o ritmo de vida deles, cada família sabe como deve cuidar dos seus filhos.

No mais, parabenizo a Renata por lembrar de dar esse tipo de informações que acabamos não sabendo como lidar em certas situações e também muitas vezes não sabendo como se portar em uma visita a uma amiga que acabou de ganhar nenem.

Aqui vai outra boa dica que encontrei no site sapo.pt:

A importância das primeiras horas

O internamento na maternidade representa as primeiras horas da nova família. Esse tempo não deve desperdiçar-se apenas com as visitas. O casal necessita de tempo em privado para conhecer o seu bebê e o bebê necessita calma e muito amor para reconhecer o “cheirinho a mamãe”, aprender a pegar no peito, sentir as primeiras carícias, reconhecer a voz do papai e sentir-se aconchegado no peito da mamãe e relembrar as batidas do seu coração. A tríada mamãe-bebê-papai inicia agora os seus primeiros passos. Não esqueçamos que embora as visitas daqueles que nos amam sejam sempre importantes, não devem fazer com que percamos as primeiras horas com o bebê.

BOA VISITA!!!!


Espero que tenham gostado das nossas dicas de hoje!!
Beijos, Pri e Kaike

Nenhum comentário:

Postar um comentário