sábado, 2 de junho de 2012

Ler para os Bebês


Alguns estudos recentes mostraram que os bebezinhos recem-nascidos, com apenas aguns dias, são bastante receptivos à leitura.
Esses estudos mostraram tambem uma associação super positiva entre a leitura desde bebezinho com um bom desempenho escolar quando ja crescidinhos.

"Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos".

As vantagens são muitas:
* A leitura cria uma ligação entre os pais e o bebê, promovendo também a aquisição de capacidades linguísticas e de escrita. Os sons e ritmos das histórias contadas e encenadas são importantes e reconfortantes para os bebês.

* Através da leitura os mais novos têm acesso a um mundo de experiências, ajudando-os a serem leitores assíduos mais tarde.

Comece nos primeiros dias de vida: uma leitura breve, de apenas alguns minutos, estabelecendo uma rotina diária. O tempo de leitura poderá aumentar em função da maior capacidade de concentração da criança.
Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro

"Ler em voz alta para o seu bebê é uma atividade maravilhosa que você pode compartilhar com ele desde já e por mais muito tempo.
A leitura ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir.

Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna.
Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.
Quando pai ou mãe lêem, o bebê percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional.


A leitura também estimula o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros. Ler para ele demonstra que a leitura é importante".

Fonte: Guia Infantil, Educação.TE.pt, Educar para Crescer

De acordo com a revista Pais & Filhos, não tem idade para começar a ler para um bebê. Podemos começar desde a gravidez. A partir dos 5 meses de gestação, o bebê já pode ouvir o que a mãe diz.
Um estudo publicado na revista Science em 1986 mostrou que os recém-nascidos preferiam as histórias que eram contadas pelas mães, antes deles nascerem, do que histórias que nunca tinham ouvido. Mesmo de dentro da barriga, pesquisas conseguiram avaliar o interesse dos bebês pela fala da mãe por meio dos batimentos cardíacos. A mesma frase ou a mesma rima repetida várias vezes fazia a taxa de batimentos deles desacelerarem, o que indica atenção – eles paravam de se mexer para ouvir.


Eu AMEI todas essas dicas pois quero muito incentivar o Kaike à leitura. Acho fundamental e extremamente importante para a criança trabalhar constantemente a memoria.
Ontem mesmo comprei o primeiro livro do Kaike : "O Pedro e o Lobo", que no Brasil chamamos de Joãozinho e o Lobo, se eu não me engano. Adoro essa historia pois estimula a criança a não mentir. Esse livro faz parte da coleção "Historias de Encantar", de 32 livros infantis, que acompanham um CD com a historia narrada e cantada. Quero comprar todos e começar a fazer uma biblioteca para o Kaike.




Nenhum comentário:

Postar um comentário